SPPHBM

Quem Somos

QUEM SOMOS

A Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM baseia-se no Modelo Psicoterapêutico HBM para definir a prática da Psicoterapia à luz das suas convicções.

A SPP HBM – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM é uma associação sem fins lucrativos, criada por um conjunto de profissionais que trabalha e desenvolve a atividade de Psicoterapia sob o Modelo Psicoterapêutico HBM  (Human Behaviour Map) em Portugal. O principal objetivo da SPP HBM é formar profissionais qualificados para a prática da Psicoterapia HBM, desenvolver, investigar e divulgar o Modelo Psicoterapêutico HBM, bem como regular a atividade dos seus associados. Constituída maioritariamente por psicólogos clínicos, esta sociedade pretende contribuir para a promoção da saúde mental e promover novas abordagens no tratamento das perturbações mentais mais limitadoras do ser humano. 

missão

A Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM acredita na promoção da saúde mental através da intervenção psicoterapeutica devidamente regulamentada e fundamentada.

rigor
.
conhecimento
.
experiência

No âmbito da promoção da saúde mental e, tendo em conta os princípios éticos e deontológicos, a SPP HBM pretende formar profissionais qualificados para a prática do Modelo Psicoterapêutico HBM, regular esta atividade profissional, realizar colóquios e seminários com fins formativos e divulgar artigos que sejam contributo positivo para a regulamentação e autonomia da Psicoterapia enquanto profissão.

história do modelo psicoterapêutico hbm

Em 2008 nasce o Modelo Psicoterapêutico HBM no decorrer do desenvolvimento dos estudos, realizados por Pedro Brás, sobre a mente e comportamento humano. Pedro Brás e a sua equipa de psicólogos, ao longo dos anos, foram observando e identificando padrões nos distúrbios emocionais que mais afetam o ser humano, como a Depressão e a Ansiedade.  O estudo destes padrões de comportamento permitiram criar uma estratégia de tratamento psicoterapêutico , que se denomina de Psicoterapia HBM. A formação e a prática clínica  à luz do Modelo HBM esteve restrita, durante vários anos, à atividade da Clínica da Mente, uma clínica de saúde mental criada pelo autor do Modelo. Esta clínica serviu de base de trabalho e de investigação para os primeiros Psicoterapeutas HBM e para a formação de Psicoterapeutas Supervisores, essenciais à disseminação do Modelo a outros profissionais. Durante 10 anos os investigadores HBM produziram diversos estudos científicos que foram publicados em diversas revistas científicas e participaram em vários congressos. Em 2018 foi lançado o livro “Feliz para Sempre” que aborda o comportamento humano segundo a perspectiva HBM e lança as bases do pensamento deste Modelo. A partir de 2019 a formação e o licenciamento profissional ficou disponível ao público em geral, iniciando-se a divulgação e disseminação deste Modelo no combate às perturbações mentais.